quinta-feira, 17 de abril de 2014

Bruxismo ou Briquismo




Bruxismo/briquismo significa uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar os dentes, em que a força da musculatura mastigatória é excessiva, produzindo dores de cabeça, zumbido, desgaste do esmalte (dente), problemas gengivais, mobilidade dental ou problemas de disfunção na articulação temporomandibular. O termo briquismo é dado quando esta desordem ocorre durante o dia e o bruxismo quando ocorre durante o sono.

Trata-se de hábitos emocionais, inconsciente, que leva o portador a sintomas tensionais, emocionas ou de causa nervosa e ocorre em praticamente todas as idades. Em situações de maior estresse, o indivíduo com esta disfunção faz o apertamento e a partir daí inicia-se o quadro doloroso.

O bruxismo ou o briquismo, podem piorar os sintomas de dor e disfunção, relativos a articulação temporomandibular, por tensionarem, ainda mais, os músculos da cabeça, face, pescoço, articulações temporomandibulares e ligamentos; podendo acentuar os sintomas de dores no ouvido, dores de cabeça (como as enxaquecas e cefaleias tensionais e migrâneas), dor no pescoço, peito, ombros e braços, tontura, vertigem ou zumbido no ouvido (chamadas de labirintite), sensação de ouvido tampado, estalos ou crepitações ao abrir ou fechar a boca (ou ao mastigar os alimentos), limitações de abertura da boca, entre outros problemas.

As recomendações para quem tem bruxismo são:

Procurar um dentista especializado em disfunção temporomandibular para confecção da placa miorrelaxante.

Evitar apertar os dentes, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada. O "Desencoste" é um aplicativo de fácil uso, disponível a todos, que auxilia na melhora da qualidade de vida de quem tem bruxismo.

Faça exercícios. a prática regular de atividade física ajuda a combater o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes.

Procure um fisioterapeuta especializado nas disfunções da articulação temporomandibulares. A fisioterapia inicialmente auxiliará na redução da dor por meio de recursos terapêuticos manuais e da eletroterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário