A dor orofacial é uma condição de dor
associada aos tecidos da cabeça, face, pescoço e estruturas da cavidade oral.
Incluem-se entre outras, as dores de cabeça, dores com origem no sistema
nervoso, dores psicogênicas (relacionadas com fatores psicológicos) e dores por
doenças graves, como por exemplo, tumores.
Pela carência de divulgação, necessidade
de explicar aos profissionais da saúde do que se trata e pela quantidade
crescente de pessoas com dor orofacial, 2013-2014 foi escolhido como o ano
contra a dor orofacial.
Em 2002 foi criada no Brasil a Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, formado por uma sociedade civil, de caráter cultural e científico, que visa congregar cirurgiões dentistas especialistas em disfunções têmporo-mandibulares e dor orofacial, bem como cirurgiões dentistas de outras especialidades, generalistas, e profissionais da área de saúde, incluindo o fisioterapeuta.
Em 2014, muitos eventos científicos estarão acontecendo em muitos estados do Brasil, é realmente uma pena que na cidade na qual resido - Salvador - não haverá algum tipo de evento, porém estou a todo gás, e participarei de eventos em outros estados, a fim de manter-me atualizada sobre tratamentos, diagnósticos e acompanhar a interação fisioterapeuta - cirurgião dentista com especialização em DTM (disfunção temporomandibular).
Apenas para deixar mais claro, a foto acima mostra sinais e sintomas que podem causar a DTM, uma das causas de dor orofacial. Se você tem algum desses sinais, acompanhe o blog e procure ajuda de um especialista na área.
Rebeca Sodré
Nenhum comentário:
Postar um comentário