quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Um momento para reflexão: Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular



Vamos ter uma conversa séria agora? Preparado?

Você sabe o que os pontos em vermelho desta imagem têm em comum?



Existe uma explicação que mostra as relações potenciais entre os órgãos, as diferentes partes do corpo e a psicologia. Orientar-se nas relações entre todas as partes do corpo e com o mundo exterior permite-nos compreender muitas de nossas atitudes e reações. Você já parou para pensar porque algumas coisas acontecem em seu corpo?

Por que em momentos de estresse algumas pessoas assumem o hábito de roer as unhas, lápis, apertar os dentes ou bruxismo? O estresse é uma resposta não especifica do corpo para qualquer demanda feita sobre ele; é como uma energia que precisa ser liberada e pode ser realizada de maneira externa ou interna. Exemplos de liberação do estresse de forma externa pode ser caracterizada como gritar, esbravejar, bater, arremessar algo; no entanto, quando um indivíduo expõe esta energia, ele é considerado incorreto e mal educado. Por isto criamos outra forma de liberar a nossa energia, a forma adequada e educada perante a sociedade, que é o mecanismo interno. Este último mecanismo gera uma desordem psicofísica que pode desencadear a hipertensão, asma, o aumento da tonicidade da musculatura da cabeça e pescoço, entre outros.

Níveis elevados de estresse emocional além de aumentar o tônus dos músculos da cabeça e pescoço também aumentam os níveis de atividades parafuncionais, como roer as unhas, apertamento dos dentes e o bruxismo. Mas voltando aqueles pontos que foram questionados no início do texto, o que tem eles?

Na área do sistema digestivo, temos conhecimento de que o estresse pode desencadear desde uma simples gastrite até uma úlcera. Ele é composto pela boca, esôfago, estômago, fígado, vesícula biliar, baço pâncreas, intestino delgado e intestino grosso. Mas o curioso disso tudo é que, quando se fala sobre estresse e sistema digestivo, automaticamente lembra-se dos sintomas e patologias ligadas ao estômago e intestino. E a boca, como fica?

A boca é que faz com que possamos sorrir e também nos exprimir. É a porta aberta entre o mundo exterior e o interior, pela qual recebemos os alimentos e, por extensão, as experiências da vida, que vêm a ser o nosso "alimento psicológico". O fato de pertencer ao sistema digestivo demonstra o seu importante papel na nutrição alimentar e psicológica (experiência). Além disso, a presença dos dentes simboliza a capacidade para morder nessa vida e para mastigar o que ela nos propõe engolir e digerir essa proposta mais facilmente.

Eis que finalmente respondo: os pontos vermelhos da foto acima conhecidos como E-5, E-6, E-7 e E-8 na acupuntura, fazem parte do meridiano do estômago (órgão integrante do sistema digestivo) e são todos pontos indicados para tratamento da dor orofacial nas disfunções temporomandibulares. Então, quando você se pergunta, porque o estômago tem relação com os pontos de acupuntura na face, devemos lembrar desta relação! Boca também faz parte do sistema digestivo, é uma transição do o nosso interior-exterior; está contornada por músculos que podem sofrer interferência com o aumento do tônus muscular, dor e hábitos parafuncionais.

Não sei se você concorda com esta forma de pensar, mas questionar-se sobre a interligação dos nossos sistemas é essencial. Afinal, o nosso corpo possui muitos mistérios e é sempre muito bom desvendá-los. 


Referências: 
Okeson , J. Tratamento das desordens temporomandibulares e oclusão.
Odoul, M. Diga-me onde dói e eu te direi por quê.
www.pontosdeacupuntura.com.br
http://www.cerebromente.org.br/n03/doencas/stress.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário