segunda-feira, 30 de março de 2015

Poker Face?

Olá Amigos,

Espero que tenham ficado curiosos com a chamada nas redes sociais.

Então, você já sentiu o seu rosto congelar? Mas eu não estou falando de congelamento causado pelo frio. Já sentiu dificuldade para falar? E a expressão poker face? Esta expressão muito comum e popularizada pela Lady Gaga tem outro sentido aqui no blog.

Estes são sinais de uma doença que causa a expressão facial fixa, a Doença de Parkinson. Muitos sabem que esta é uma doença crônica, progressiva e de evolução essencialmente lenta, que provoca alterações emocionais como a depressão, sociais como o isolamento e cognitivas como a perda de memória. Além disto, as alterações motoras podem causar dificuldades funcionais no indivíduo com esta doença e há uma característica muito peculiar denominada de bradicinesia que é a lentidão dos movimentos.

E o que pode finalmente o poker face tem a ver com o Parkinson? O termo científico é a hipomimia, ou seja, face em forma de máscara. O indivíduo com Parkinson sente a musculatura rígida reduzindo a capacidade de expressão facial. A rigidez muscular e o tremor característico desta doença podem desencadear um desconforto na articulação temporomandibular e dor orofacial.

O indivíduo com Parkinson pode ser muito beneficiado com mobilizações dos tecidos musculares da cabeça e pescoço, melhorando a qualidade de vida e as suas atividades diárias.

A fisioterapia atua na flexibilidade e fortalecimento dos músculos da face e pescoço, com manobras específicas tanto para a musculatura da mímica facial, quanto para auxiliar a musculatura responsável pela mastigação; na manipulação da articulação temporomandibular (articulação da mandíbula com a face) para reduzir a rigidez articular. Além de tudo isto, a atuação de técnicas posturais auxilia na mecânica respiratória o que facilitará a deglutição e a fala, além de um melhor controle postural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário